2012-12-11, Jornal do Barreiro
Escola + assinalou 4º aniversário com mostra de trabalhos
No sábado, 8 de dezembro, a Escola +, do artista plástico barreirense, Kira assinalou o seu quarto ano de existência com uma festa que juntou o seu aniversário a uma celebração de Natal, onde foi inaugurada uma Mostra de Trabalhos de alunos.
No seu quarto ano de existência, esta escola de artes conta atualmente com 12 alunos, dos sete aos 75 anos, sendo uma das turmas de crianças e a outra de adulto. Quanto à formação, essa tarefa fica a cargo do artista Kira e da sua esposa, Fátima Gama, que leciona as aulas na área da cerâmica, porcelana, barro e pastel.
No “dia de mostrar os trabalhos e de abrir às portas à população e à família”, pôde ver-se o resultado dos trabalhos que são elaborados neste local de aprendizagem e que passam pela “pintura em tela, a acrílico, a óleo e pela moldagem a barro, porcelana ou cerâmica”, obras que podem ser uma possível prenda de Natal.
Por que, segundo o professor, “estes alunos, ao fim de três horas, já estão a fazer coisas e, ao fim de um ano, já são uns mestres”, o êxito parece ser habitual nesta casa. “O sucesso é o facto de concorrermos a salões nacionais para pintores profissionais, onde só ficam os melhores do país, e termos seis trabalhos de seis miúdos que foram aceites e que começaram a dar os primeiros passos da Escola +”, partilhou o artista plástico barreirense.
Referindo que a Escola + é um projeto a continuar “até que as tintas e os pincéis doam” e de onde confessa ter retirado “muitas lições”, Kira não esquece “o apoio da autarquia barreirense e também do Banco Alimentar” e fala de uma “troca” constante de “conhecimentos” entre alunos e formadores.
“A lição que retiro destes quatro anos é a de que com muitas dificuldades, nós vamos continuar a pôr o Barreiro no mapa com estas coisas que são muito importantes para a vida”, realça quem fala sobre a arte como sendo os “pulmões de uma sociedade”.
Ainda no decorrer da inauguração da exposição, falámos com três dos alunos mais novos da Escola + que contaram a importância que tem para eles a passagem por esta escola.
Beatriz, de sete anos, mostrou logo o quadro que pintou com uma luz especial que não é o sol e que nem ela mesmo sabe bem explicar como surgiu mas que apresenta como uma “obra de arte” e não nega que contou “com ajuda” para a levar a cabo.
O Diogo, de nove anos, diz ter vindo para a Escola + “porque gostava de pintar e queria evoluir” e através da pintura em tela diz já ter aprendido “muita coisa”.
Já Sofia, com 10 anos, pintou um quadro “sobre umas montanhas, com um lago e um reflexo da paisagem”, uma obra para a qual se inspirou nos “livros da escola”. Para esta menina que gosta de pintar desde os quatro anos, a descoberta desta escola este ano foi uma forma de dar largas ao seu gosto pela pintura. “Os professores são simpáticos; quando tenho dúvidas, ajudam-me”, acrescentou ainda Sofia sobre os formadores que lhe aguçam a vontade de pintar.
Escola + (Casquilhos)
Praceta Ribeiro Sanches 15 A – Alto do Seixalinho
Praceta Ribeiro Sanches 15 A – Alto do Seixalinho
Sem comentários:
Enviar um comentário